Trump ameaça presidente interina da Venezuela e fala em assumir controle do país

0 7

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a endurecer o discurso contra a Venezuela e fez ameaças diretas à presidente interina Delcy Rodríguez. As declarações foram dadas em entrevista à revista The Atlantic, neste domingo (4), após a prisão de Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores, durante uma ofensiva norte-americana contra o regime chavista.

Segundo Trump, Rodríguez sofrerá sanções severas caso não atenda às exigências impostas pelos Estados Unidos. “Se ela não fizer o que é certo, vai pagar um preço muito alto, provavelmente maior do que o próprio Maduro”, afirmou o presidente.

Na entrevista, Trump voltou a defender uma intervenção direta no país, afirmando que os Estados Unidos pretendem “assumir” a Venezuela para garantir o que chamou de uma “transição segura”. O presidente norte-americano citou ainda o controle do setor petrolífero venezuelano como um dos principais objetivos da ação.

De acordo com Trump, empresas americanas liderariam um amplo processo de investimento na indústria do petróleo. “Nossas gigantescas companhias petrolíferas dos EUA, as maiores do mundo, vão entrar, gastar bilhões de dólares, recuperar a infraestrutura petrolífera, que está em péssimo estado, e começar a gerar lucro para o país”, declarou. O republicano afirmou ainda que a indústria petrolífera venezuelana teria sido construída com tecnologia e capital norte-americanos e “tomada” por governos socialistas.

Do lado venezuelano, Delcy Rodríguez reagiu às declarações e reafirmou a soberania do país. Ao assumir interinamente o comando do governo, ela afirmou que a Venezuela não será colônia de nenhuma nação estrangeira. A dirigente também declarou que Nicolás Maduro continua sendo o presidente legítimo e que sua atuação à frente do Executivo é temporária.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...