Posse de presidente e governadores muda de data a partir de 2027

0 3

A posse do presidente e do vice-presidente eleitos em 2026 não será mais em 1º de janeiro. A cerimônia está marcada para 5 de janeiro de 2027. Os governadores e vices assumem no dia 6 de janeiro.

A mudança foi definida pela Emenda Constitucional 111, promulgada em 2021. O objetivo é permitir que os governadores eleitos participem da posse presidencial em Brasília, o que a coincidência de datas costumava impedir.

Desde a Constituição de 1988, as posses aconteciam em 1º de janeiro. Antes disso, o país já teve posses em 15 de março, durante o regime militar, e em 15 de novembro, na Primeira República.

O rito em Brasília inclui o desfile do presidente eleito da Catedral Metropolitana até o Congresso Nacional, quase sempre no Rolls-Royce presidencial de 1952.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...