Adoecimento dos professores em sala de aula
Tem-se verificado no Brasil o adoecimento de professores de todas as disciplinas, o que tem provocado prejuA�zos para todos, como a desistA?ncia da profissA?o e com isso o aumento do dA�ficit de profissionais para atender a demanda. Uma das causas desse problema A� aumento constante da indisciplina dos alunos. E o pior A� que nada vem sendo feito pelo Estado via MinistA�rio da EducaA�A?o e muito menos pelas secretarias estaduais de educaA�A?o.
A profissA?o de professor A� a mais importante de todas. A� ela que forma todos os outros profissionais. Desde o mesmo professor ao mA�dico, advogado, engenheiro, etc.
Mas, o que o governo brasileiro tem feito nos A?ltimos 20 anos? Nada em termos de melhorar a educaA�A?o no paA�s. Pelo contrA?rio, criam leis para amparar mais ainda a rebeldia de crianA�as e adolescentes. O Estatuto da CrianA�a e do Adolescente (ECA)A� protege ao extremo, a ponto de muitos se apoiarem neste documento para cometerem mais delitos. Ou seja, crianA�as com direitos, porA�m, sem deveres, colocando a sociedade em estado de alerta pela preocupaA�A?o que tem causado.
Foi tirado dos pais atA� mesmo o direito de dar a necessA?ria a�?palmadinhaa�? para a devida correA�A?o. O que sA? tira a responsabilidade dos prA?prios responsA?veis de educar. Estamos formandos jovens e adultos sem limites. E o reflexo estA? bem estampado: a indisciplina.
E como lecionar para alunos indisciplinados, os quais jA? chegam A� escola com esta caracterA�stica? Paralelo a esta situaA�A?o hA? um outro fator preocupante: falta de reconhecimento pela profissA?o, isto A�, salA?rios defasados, riscos de violA?ncia e sobrecarga de trabalho (correA�A?o de provas e exercA�cios, planos de aula etc.).
Uma professora entrevistada pelo programa ProfissA?o RepA?rter afirmou que a�?hoje os adolescentes sA? conhecem os seus direitos e ignoram ou desconhecem os seus deveresa�� SA?o extremamente irresponsA?veis, mal- educados, sem limites, sem alma, sem valoresa�� E nA?o existe uma lei que pudesse parA?-losa�� NA?o existe uma puniA�A?o se quera�� A� um verdadeiro descaso. E o professor que poderia ajudar na construA�A?o de um mundo melhor, estA? ficando extintoa�?.
O professor se dedica, prepara uma senhora aula e se entusiasma para ministrA?-la. Contudo, depara com um grupo que nA?o quer nada com nada. E os mesmos acabam contaminando os demais, transformando a sala de aula um caos. A lei diz que nA?o se pode reprovar, pois se perde muito tempo com isso, desmotiva alunos e gera gastos para o Estado. Este quadro desmotiva os professores. NA?o que eles desejam reprovar alunos. Isso A� questA?o de desrespeito e desvalorizaA�A?o da profissA?o que leva muitos profissionais A� desistA?ncia.
Quantos bons professores nA?o mais estA?o na sala de aula por conta deste quadro caA?tico? O quanto o paA�s tem perdido com isso? A� preocupante o descaso das autoridades, que nada fazem. Preferem aumentar seus salA?rios.
A� claro que A� preciso rever alguns pontos, por exemplo, os cursos de formaA�A?o docente, que nA?o formam, apenas informam das licenciaturas. Sim, A� preciso melhorar a didA?tica, porA�m, nA?o basta ser eficiente. Segundo disse um professor entrevistado pelo programa ProfissA?o RepA?rter, a�?o professor pode fazer a aula show, se fantasiar de palhaA�o, acenar bandeirinhas, que isso nA?o faz o aluno sentir interesse pelo aprendizadoa�?. Este A� um dos grandes problemas. O aluno nA?o tem interesse, ainda mais agora com a internet, os quais formam grupos e partem para a prA?tica do Bullying endereA�ado a outros alunos e mesmo para professores.
Outro professor entrevistado pelo programa resumiu algumas (des)vantagensA� que A� ser professor no Brasil, principalmente na rede pA?blica de ensino:
- a) sofrer violA?ncia fA�sica e moral gratuita; b) receber um salA?rio de fome com direito a uma carga horA?ria abusiva; c) conviver com pais hostis, protetores e extremamente permissivos que irA?o A� escola somente para defenderem seus filhos das faltas horrendas que cometerem, dizendo que se tratam apenas de crianA�as; d) sofrer bullying proferidos pelos alunos; e) conviver com a falta de respeito por parte de seus queridos discA�pulos; f) receber ticket de R$ 4,00, isso quando o governo resolve pagar; g) Aceitar a progressA?o continuada, ou melhor, promoA�A?o automA?tica (onde o aluno passa de ano sem saber nada); h) conviver com supervisores, diretores e coordenadores idiotas (pois sofrem a�?lavagem cerebrala�?), que ferram com o professor com seus assA�dios morais; i) Aplicar centenas de provas e trabalhos para corrigir nos finais de semana; j) Lecionar em escolas sem condiA�A�es mA�nimas de funcionamento, enquanto que o professor faz greve, apanha da polA�cia hipA?crita e A� extremamente mal tratado pela mA�dia, inclusive sendo responsabilizado pela decadA?ncia do ensino pA?blico; l) Realizar concurso com provas ferradas. O professor que quiser aumentar seu salA?rio defasado hA? anos, terA? que ser submetido a uma nova avaliaA�A?o, priorizando ainda, apenas 20% da categoria (serA? que o governador e os parlamentares fizeram provinhas de promoA�A?o salarial por mA�rito para terem esse gordo aumento nos vencimentos?); m) Aguentar classes lotadas de alunos; n) Saber que parlamentares aumentam em 60% seus salA?rios, perfazendo um total de R$ 26.000,00 (enquanto um professor ganha aproximadamente menos de um salA?rio e meio base); o) Conviver com ausA?ncia total do poder de compra, o que nA?o deveria acontecer aos profissionais de nA�vel superior; p) InversA?o de valores e intolerA?ncia por parte de uma sociedade psicologicamente doente, violenta e hipA?crita; q) Conviver com o stress, SA�ndrome de Burnout, humor irritadiA�o, perda da memA?ria, queimaA�A?o estomacal (azia), ulcera, cA?nceres, derrames e infartos por motivo da baixa autoestima, fator que ocasiona fragilidades na defesa do sistema imunolA?gico do mestre; r) Atrasar as contas de luz e A?gua ou ser despejado do imA?vel por nA?o conseguir pagar o aluguel, em suma, morarA?s em um bairro paupA�rrimo, favela, de favores e assim por diante; s) AndarA?s a pA�; t) TerA? que engolir, sem questionamentos, a inclusA?o, de uma maneira geral e sem preparo algum; u) Ter que aguentar resoluA�A�es que partem para a caA�a as bruxas e perseguem o professor que fica doente por motivo de exaustA?o e desgaste total por advento das intempA�ries acima listadas; v) TerA? que lanA�ar mA?o das soluA�A�es paliativas, para driblar a falta de dinheiro, como emprA�stimos bancA?rios e cartA�es de crA�dito (futuramente estourados); w) DesvalorizaA�A?o social acentuada; x) Nome no SPC e no Serasa; y) PolA�ticos que nA?o vA?o dar a mA�nima para suas reivindicaA�A�es; z) ViverA?o no inferno ainda em vida!
Como resultado de tanto descaso, indisciplina e desvalorizaA�A?o vem o adoecimento e a desistA?ncia da profissA?o. A� preciso fazer algo, pois se corre o risco de complicar mais ainda a jA? falta de qualidade na educaA�A?o brasileira. E a tendA?ncia A� se formar jovens e adultos sem limites, grossos, piorando o quadro desalentador jA? estabelecido.
(Marcos AntA?nio de Oliveir, conselheiro municipal de EducaA�A?o, pedagogo, historiador e teA?logo)
Fonte: DM