ANP Apreende 100 Mil Litros de Combustíveis em Ação Contra Garimpo Ilegal no Pará
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concluiu a primeira fase da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Munduruku (OD-TIMU), ação do governo federal voltada ao combate do garimpo ilegal na Amazônia. Na operação, encerrada na última sexta-feira (31), foram apreendidos cerca de 100 mil litros de combustíveis, principalmente diesel, que estavam sendo utilizados em atividades ilegais.
Os combustíveis eram distribuídos através de pontos de abastecimento irregulares, postos clandestinos e vasilhames transportáveis. Transportadores-revendedores-retalhistas de navegação interior (TRRNIs) também foram autuados. A ANP teve papel fundamental na identificação e combate desse comércio ilegal, que financia o garimpo na região.
Além da operação no Pará, a agência segue atuando na Operação Yanomami, em Roraima, com o mesmo objetivo de interromper o fornecimento de combustíveis para atividades ilegais. Ao longo de 2025, as fiscalizações continuarão em ambas as frentes, com ações para desmantelar redes criminosas ligadas ao garimpo.