Após 3 anos de promessa, Hospital Metropolitano vai ser aberto nesta terça-feira (16)
O Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, no bairro do Capelão, vai ser aberto ao público nesta terça-feira (16), após funcionar por 13 meses, em caráter emergencial, para atendimento a pacientes diagnosticados com o coronavírus.
Com mais de 27 mil metros quadrados de área construída e seis pavimentos, o Hospital Metropolitano vai ser referência para casos de urgência e emergência, trauma (particularmente o trauma raquimedular), acidente vascular cerebral (AVC) e neurologia. Entre obras e equipamentos, a unidade recebeu investimentos superiores a R$ 182 milhões.
O governador Rui Costa participa do ato de abertura, marcado para às 10h.
Promessa não cumprida
A promessa da entrega das instalações do maior Hospital público do Estado se prolongou por mais de três anos. Em junho de 2019 também em visita a unidade, o governador Rui Costa e a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho, ambos do PT, prometeram que o hospital seria inaugurado em dezembro daquele mesmo ano.

Naquela época, o governador havia informado que as obras se encontravam com 78% das instalações concluídas para 265 leitos, sendo que 55 seriam dedicados a Terapia Intensiva (UTI), com um custo que ultrapassava os R$ 180 milhões. A promessa da entrega foi afirmada pelo então ex-Secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas, exonerado do cargo em 2021.
Fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas.

