Auditoria investigará contratos com laboratório que fez testes de HIV

0 10

A Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro instaurou uma auditoria extraordinária para investigar e responsabilizar os envolvidos no erro que resultou na infecção por HIV de seis pacientes transplantados no estado. A auditoria vai analisar todos os contratos firmados entre a Fundação Saúde e o laboratório PCS Saleme, com previsão de conclusão em 45 dias.

O governador Cláudio Castro reafirmou, nesta terça-feira (15), o compromisso de identificar e punir os responsáveis pelo ocorrido. “Estamos agindo desde que soubemos desse erro inadmissível, para corrigir a situação, dar suporte às vítimas e assegurar que isso não se repita. Já identificamos que os erros ocorreram entre dezembro de 2023 e setembro de 2024, e todos os exames estão sendo refeitos”, declarou o governador, enfatizando que qualquer agente público ou privado envolvido será punido.

Após a notificação do primeiro caso, o laboratório PCS Saleme teve seus serviços suspensos pela Vigilância Sanitária estadual e foi interditado. A Secretaria de Saúde abriu uma sindicância, e o Hemorio passou a ser responsável por retestar todas as amostras de sangue dos doadores recolhidas durante o período de atuação do laboratório.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...