Bahia assina protocolo de R$730 milhões para obras de saneamento básico em 10 municípios
Dez municípios baianos estão prestes a receber um grande benefício com o protocolo de intenções assinado entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal. O acordo prevê um investimento de R$730 milhões para financiamento de obras de saneamento básico e esgotamento sanitário na Bahia. A cerimônia de assinatura aconteceu na tarde de terça-feira (18), na Sala das Cidades e Estados, em Lauro de Freitas, que também foi inaugurada como um dos 74 espaços da instituição instalados no Brasil este ano.
O governador destacou a importância do saneamento básico para o bem-estar das famílias, proporcionando acesso à água tratada e esgotamento sanitário adequado. Além disso, ressaltou que o saneamento também tem impacto na saúde pública e no desenvolvimento econômico, contribuindo para reduzir custos no setor. Cidades com boa cobertura de água e esgoto tendem a atrair mais turistas, pousadas, hotéis e restaurantes, além de pensar no planejamento a longo prazo.
As obras beneficiarão cerca de 1,3 milhão de pessoas e contarão com o apoio do programa Saneamento para Todos, do Governo Federal. Os municípios baianos contemplados com a ampliação ou implantação dos sistemas de saneamento e esgotamento são: Barra do Choça, Capim Grosso, Caravelas, Serrinha, Ruy Barbosa, Jequié, Nazaré, Riachão do Jacuípe, Feira de Santana e Conceição do Coité. O repasse dos recursos pela Caixa Econômica começará em agosto deste ano.
O presidente da Embasa, Leonardo Góes, enfatizou a importância do financiamento para a universalização do saneamento na Bahia, considerando-o um marco no estado. Por sua vez, o vice-presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia) destacou o papel fundamental da Caixa na viabilização de investimentos nos municípios e estados, proporcionando maior tranquilidade para os gestores municipais, graças à equipe técnica qualificada que auxiliará nas análises e medições dos projetos.