Bahia concentra 6 das 10 cidades mais violentas do Brasil, segundo Anuário de Segurança Pública
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (20), seis das 10 cidades mais violentas do país estão localizadas na Bahia. O ranking se baseia na taxa de mortes violentas intencionais e considera apenas cidades com mais de 100 mil habitantes.
No topo da lista nacional está Jequié, no sudoeste da Bahia, com uma taxa de 88,8. Em seguida, Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, com 88,3, e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, com 87,4. Camaçari, também na Região Metropolitana de Salvador, ocupa o quarto lugar com uma taxa de 82,1.
As estatísticas revelam que Feira de Santana está em nono lugar, registrando uma taxa de 68,5, e Juazeiro em décimo lugar, com uma taxa de 68,3. Em 11º lugar está Teixeira de Freitas, com 66,8, e Salvador aparece em 12º lugar, com uma taxa de 66.
Para calcular a taxa de Mortes Violentas Intencionais, são considerados os números de vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora de serviço.
Segundo o anuário, a Bahia registrou 6.659 mortes intencionais em 2022. Comparando com o ano anterior, houve uma queda de 5,9% nesse tipo de crime. Os dados são obtidos a partir das informações fornecidas pelas secretarias estaduais de segurança, IBGE e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.