Bahia lidera crescimento de receita do turismo no Brasil no 1º quadrimestre de 2025
A Bahia registrou o maior crescimento de receita com atividades turísticas entre os estados brasileiros no primeiro quadrimestre de 2025. Segundo dados do Ministério do Turismo e da Fecomércio-SP, o estado teve um aumento de 20,4% na receita do setor apenas em março, superando Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%). A média nacional foi de apenas 6,6%.
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) aponta que o bom desempenho está diretamente ligado ao aumento no fluxo de visitantes. De janeiro a abril, o estado registrou um crescimento de 9,4% no número de turistas em comparação ao mesmo período de 2024. No mês de março, o avanço foi de 14,4%, mais que o dobro da média nacional (5,8%).
Considerando os meses de fevereiro e março, a Bahia também liderou o crescimento, com índice de 11,5%, enquanto o país apresentou retração de -0,2%, segundo o IBGE e a própria Setur-BA.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, atribui os bons resultados a uma soma de esforços entre governo estadual, federal, municípios e setor privado.
“Com a promoção do destino, qualificação profissional, melhorias na infraestrutura e ampliação da malha aérea, a Bahia tem colhido resultados expressivos. A expectativa é de que o São João fortaleça ainda mais esse cenário”, afirmou.