Brasil reage à taxação dos EUA sobre aço e alumínio, mas descarta retaliação

0 39

O governo brasileiro se manifestou sobre a decisão dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o Brasil não pretende adotar medidas de retaliação e reforçou o compromisso com o livre comércio.

“O Brasil não incentiva nem participará de nenhuma guerra comercial. Sempre defendemos o fortalecimento do livre comércio”, disse Padilha durante um evento em Brasília. O governo monitora os impactos da medida e buscará o diálogo com as autoridades americanas para tentar solucionar o impasse.

A nova tarifação, anunciada pelo presidente Donald Trump, entrará em vigor no dia 12 de março e atinge grandes exportadores, incluindo o Brasil, Canadá e México. Medidas semelhantes já foram adotadas por Trump em seu primeiro mandato, gerando preocupações no setor siderúrgico brasileiro.

O governo Lula acompanha a situação de perto e avalia estratégias para minimizar os impactos no comércio bilateral.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...