Bruno Reis destaca expansão do BRT, cita novas ações de mobilidade e diz que vai comandar Plano Municipal de Segurança

0 1

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, reforçou nesta segunda-feira (3) ações que realizará no seu segundo mandato na área de mobilidade, como a expansão do BRT e a criação do BRS, que vai ligar a Lapa ao Aeroporto, em trajeto pela Orla. Em leitura da Mensagem do Executivo durante a reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal, o gestor lembrou a entrega, no primeiro mandato, do BRT desde a Rodoviária e a Pituba até a Lapa, com 18 bairros beneficiados diretamente e mais de 1 milhão de passageiros por mês.

“Neste mandato, vamos levar o BRT ao corredor Gal Costa-Pinto de Aguiar, chegando até o Lobato, na Enseada dos Tainheiros. Outro serviço de ônibus rápido vai começar a operar em breve: o BRS. Serão cerca de 50 novos ônibus em operação na Orla Atlântica e na Avenida Dorival Caymmi, no mesmo padrão de conforto do BRT”, afirmou o prefeito.

Outros compromissos firmados na última campanha eleitoral já começaram a ser cumpridos no sistema de transporte, destacou o gestor, como a reativação de linhas de ônibus nos horários de pico e a criação de novos itinerários. “Estamos avançando para ter 100% da frota com ar-condicionado. Já começaram a chegar os primeiros dos cerca de 500 ônibus climatizados que estamos comprando em parceria com o Banco Mundial e o BNDES, ou que estão sendo adquiridos pelas próprias empresas”, disse Bruno Reis.

“Não vamos parar de buscar novas ideias e de trabalhar até Salvador ter o transporte público que a população merece”, acrescentou o chefe do Executivo municipal, que também citou uma nova tecnologia, em testes, que monitora o movimento de passageiros em tempo real através do sinal de celular. O objetivo é permitir, com isso, um manejo operacional mais eficiente contra esperas e superlotação.

Entre as intervenções de mobilidade previstas para este mandato estão a ligação Luís Eduardo Magalhães-Pernambués, a Via Expressa Paripe, o sistema viário das Colinas de Piatã até a Orlando Gomes e um acesso ligando a Luís Eduardo à Silveira Martins, na Rótula do Abacaxi. E pelo projeto Ruas Diretas, serão qualificadas rotas em bairros e vias como Mata Escura, Uruguai, São Marcos, Caminho de Areia, Estácio Gonzaga, Conselheiro Zacarias e na Lima e Silva, aumentando a fluidez do trânsito e a acessibilidade de pedestres.

Segurança – Durante a leitura da mensagem, Bruno Reis também abordou outro compromisso de campanha: ampliar a participação da Prefeitura na segurança pública, apesar da limitação imposta aos municípios nesta área pela Constituição. “Como o comando das polícias e das prisões é do governo do Estado, o prefeito não tem força para combater facções e crime organizado. Mas nessa cidade dominada por tanta tensão e medo, este prefeito pode, sim, melhorar a sensação de segurança”, disse.

Ao tratar do assunto, o prefeito reiterou que enviará à Câmara o Plano Municipal de Segurança, o primeiro da história de Salvador. Por meio do plano, serão reforçadas a parceria federal e a participação da capital baiana no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

“Vamos poder aumentar as iniciativas bem sucedidas e inovar em investigação, integração com as demais forças e modernização dos equipamentos. A partir desse plano, por exemplo, nossa Guarda Municipal, que já é armada, adotará o sistema de câmeras corporais. Eu vou comandar diretamente o Plano Municipal de Segurança. E nossas principais armas serão treinamento e inteligência, com o auxílio poderoso da infraestrutura digital soteropolitana, que não para de avançar”, pontuou.

Entre as medidas já adotadas pela Prefeitura para auxiliar na segurança pública, estão a instalação de mais de 1,9 mil câmeras para videomonitoramento, a criação da Ronda Escolar, a Ronda Maria da Penha e locais de acolhimento à mulher em situação de violência, como a Casa da Mulher Brasileira.

Habitação – O chefe do Executivo municipal também apontou a continuidade da política de infraestrutura urbana, ambiental, social e econômica, através da qual a gestão tem remodelado comunidades inteiras, promovendo inclusão e tirando milhares de famílias de condições indignas. Entre as próximas localidades contempladas, estão o Pé Preto, no Nordeste de Amaralina, e a Cidade de Papel, no Bairro da Paz.

O Mané Dendê, maior obra da história do Subúrbio, será concluído em 2026, de acordo com o prefeito. No primeiro mandato de Bruno Reis, foram entregues novas vias, casas, praças, ciclovias, academias ao ar livre, o mercado popular, uma escola de alto padrão, a urbanização dos canais da Bacia do Mané Dendê com proteção das nascentes, e o ecoponto de manejo de resíduos sólidos. Nos próximos meses, serão concluídas intervenções de saneamento e abastecimento de água.

“Até o final do ano, os cinco bairros do Subúrbio banhados pelo Mané Dendê – que são Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha, Rio Sena e Ilha Amarela – receberão todas as demais obras prometidas: 970 moradias, novos trechos de urbanização e drenagem, terminal de ônibus, centro cultural, posto de saúde e um Cras modelo padrão”, informou o prefeito.

Além disso, a Prefeitura já reformou cerca de 55 mil casas pelo Morar Melhor e entregou aproximadamente 3 mil novas moradias com recursos próprios ou em parceria na Guerreira Zeferina, Ladeira do Cacau, Mar Azul, Vivendas do Mar, Sol Nascente, Franco Gilberti, Baixa Fria, entre outros locais.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...