Bruno Reis destaca expansão do BRT, cita novas ações de mobilidade e diz que vai comandar Plano Municipal de Segurança
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, reforçou nesta segunda-feira (3) ações que realizará no seu segundo mandato na área de mobilidade, como a expansão do BRT e a criação do BRS, que vai ligar a Lapa ao Aeroporto, em trajeto pela Orla. Em leitura da Mensagem do Executivo durante a reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal, o gestor lembrou a entrega, no primeiro mandato, do BRT desde a Rodoviária e a Pituba até a Lapa, com 18 bairros beneficiados diretamente e mais de 1 milhão de passageiros por mês.
“Neste mandato, vamos levar o BRT ao corredor Gal Costa-Pinto de Aguiar, chegando até o Lobato, na Enseada dos Tainheiros. Outro serviço de ônibus rápido vai começar a operar em breve: o BRS. Serão cerca de 50 novos ônibus em operação na Orla Atlântica e na Avenida Dorival Caymmi, no mesmo padrão de conforto do BRT”, afirmou o prefeito.
Outros compromissos firmados na última campanha eleitoral já começaram a ser cumpridos no sistema de transporte, destacou o gestor, como a reativação de linhas de ônibus nos horários de pico e a criação de novos itinerários. “Estamos avançando para ter 100% da frota com ar-condicionado. Já começaram a chegar os primeiros dos cerca de 500 ônibus climatizados que estamos comprando em parceria com o Banco Mundial e o BNDES, ou que estão sendo adquiridos pelas próprias empresas”, disse Bruno Reis.
“Não vamos parar de buscar novas ideias e de trabalhar até Salvador ter o transporte público que a população merece”, acrescentou o chefe do Executivo municipal, que também citou uma nova tecnologia, em testes, que monitora o movimento de passageiros em tempo real através do sinal de celular. O objetivo é permitir, com isso, um manejo operacional mais eficiente contra esperas e superlotação.
Entre as intervenções de mobilidade previstas para este mandato estão a ligação Luís Eduardo Magalhães-Pernambués, a Via Expressa Paripe, o sistema viário das Colinas de Piatã até a Orlando Gomes e um acesso ligando a Luís Eduardo à Silveira Martins, na Rótula do Abacaxi. E pelo projeto Ruas Diretas, serão qualificadas rotas em bairros e vias como Mata Escura, Uruguai, São Marcos, Caminho de Areia, Estácio Gonzaga, Conselheiro Zacarias e na Lima e Silva, aumentando a fluidez do trânsito e a acessibilidade de pedestres.
Segurança – Durante a leitura da mensagem, Bruno Reis também abordou outro compromisso de campanha: ampliar a participação da Prefeitura na segurança pública, apesar da limitação imposta aos municípios nesta área pela Constituição. “Como o comando das polícias e das prisões é do governo do Estado, o prefeito não tem força para combater facções e crime organizado. Mas nessa cidade dominada por tanta tensão e medo, este prefeito pode, sim, melhorar a sensação de segurança”, disse.
Ao tratar do assunto, o prefeito reiterou que enviará à Câmara o Plano Municipal de Segurança, o primeiro da história de Salvador. Por meio do plano, serão reforçadas a parceria federal e a participação da capital baiana no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).
“Vamos poder aumentar as iniciativas bem sucedidas e inovar em investigação, integração com as demais forças e modernização dos equipamentos. A partir desse plano, por exemplo, nossa Guarda Municipal, que já é armada, adotará o sistema de câmeras corporais. Eu vou comandar diretamente o Plano Municipal de Segurança. E nossas principais armas serão treinamento e inteligência, com o auxílio poderoso da infraestrutura digital soteropolitana, que não para de avançar”, pontuou.
Entre as medidas já adotadas pela Prefeitura para auxiliar na segurança pública, estão a instalação de mais de 1,9 mil câmeras para videomonitoramento, a criação da Ronda Escolar, a Ronda Maria da Penha e locais de acolhimento à mulher em situação de violência, como a Casa da Mulher Brasileira.
Habitação – O chefe do Executivo municipal também apontou a continuidade da política de infraestrutura urbana, ambiental, social e econômica, através da qual a gestão tem remodelado comunidades inteiras, promovendo inclusão e tirando milhares de famílias de condições indignas. Entre as próximas localidades contempladas, estão o Pé Preto, no Nordeste de Amaralina, e a Cidade de Papel, no Bairro da Paz.
O Mané Dendê, maior obra da história do Subúrbio, será concluído em 2026, de acordo com o prefeito. No primeiro mandato de Bruno Reis, foram entregues novas vias, casas, praças, ciclovias, academias ao ar livre, o mercado popular, uma escola de alto padrão, a urbanização dos canais da Bacia do Mané Dendê com proteção das nascentes, e o ecoponto de manejo de resíduos sólidos. Nos próximos meses, serão concluídas intervenções de saneamento e abastecimento de água.
“Até o final do ano, os cinco bairros do Subúrbio banhados pelo Mané Dendê – que são Alto da Terezinha, Plataforma, Itacaranha, Rio Sena e Ilha Amarela – receberão todas as demais obras prometidas: 970 moradias, novos trechos de urbanização e drenagem, terminal de ônibus, centro cultural, posto de saúde e um Cras modelo padrão”, informou o prefeito.
Além disso, a Prefeitura já reformou cerca de 55 mil casas pelo Morar Melhor e entregou aproximadamente 3 mil novas moradias com recursos próprios ou em parceria na Guerreira Zeferina, Ladeira do Cacau, Mar Azul, Vivendas do Mar, Sol Nascente, Franco Gilberti, Baixa Fria, entre outros locais.