Busca do Google sobre coroação do rei Charles associa Lula a corrupção e Bolsonaro a coração; Veja
Às vésperas da coroação do rei Charles III, realizada na manhã deste sábado em Londres, o resultado das buscas no Google sobre o evento e chefes de Estado do Brasil geraram críticas.
Isto porque, quando digitadas as palavras “Lula” e “coroação”, o buscador inseriu o alerta: “você quis dizer: Lula corrupção”, enquanto nas buscas com os termos “Bolsonaro” e “coroação”, a sugestão do Google foi: “você quis dizer: Bolsonaro coração”
Um dos primeiros a citar a associação do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à corrupção, e o ex-mandatário Jair Bolsonaro (PL) foi o influencer Felipe Neto, que disse ter sido avisado pelo deputado federal André Janones (Avante-MG).
“O André Janones me avisou no privado e tive que abrir o Google pra acreditar. Se trata de um erro algorítmico, mas é inaceitável. ‘Coroação’ não é uma palavra errada ou de rara pesquisa. Google dará explicações? Corrigirá? Sem o PL, não são obrigados a nada”, escreveu o youtuber, citando o PL das Fake News, cuja votação foi adiada no Congresso, em meio à pressão das empresas de tecnologia.
Segundo informações da coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, o problema em questão foi corrigido por volta das 21h30 de sexta-feira (5) e, por nota, o Google informou que seus sistemas “automatizados não levam em conta ideologia política em seu funcionamento”. “Embora este seja um recurso gerado automaticamente, temos políticas que se aplicam e estamos tomando medidas para resolver o problema”, pontuou.
Créditos Bahia.ba