Campanha nacional busca prevenir acidentes com a rede elétrica

0 22

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) está lançando uma nova campanha nacional de segurança em agosto para prevenir acidentes relacionados à rede elétrica. Em 2023, houve um aumento preocupante de 16,9% nos registros de acidentes decorrentes de furtos de energia, o maior índice desde 2008. Os chamados “gatos” resultaram em 41 acidentes no ano passado, com 25 mortes. Além disso, o furto de condutores ou equipamentos provocou 35 incidentes, resultando em 21 mortes.

O presidente da Abradee, Marcos Madureira, destacou a gravidade do problema, afirmando que o volume de energia furtada no Brasil seria suficiente para alimentar a segunda maior usina hidrelétrica do país, sendo superada apenas por Itaipu. Ele explicou que o furto de energia não apenas eleva a conta de luz para os demais consumidores, mas também aumenta o risco de acidentes. Isso ocorre porque a carga furtada é utilizada sem controle, podendo causar danos ao sistema elétrico e prejudicar o fornecimento para outros consumidores.

Madureira também ressaltou que os furtos de energia estão diretamente ligados ao número de acidentes fatais, sendo a segunda maior causa de mortes relacionadas à rede elétrica no país. A campanha lançada este mês tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos do furto de energia e incentivar a denúncia desse crime às autoridades para prevenir acidentes e evitar prejuízos ao sistema elétrico.

Estados

Os estados do Amazonas, Amapá, Rio de Janeiro, Pará e de Rondônia lideram os índices de furto de energia, com a Região Norte concentrando 46,2% das perdas. Esse montante seria suficiente para abastecer 14 estados brasileiros, entre eles o Amapá, Acre e Roraima.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...