Codesal alerta para risco de deslizamentos de terra com chegada da frente fria

0 30

Previsão aponta que tempo continua instável até a quinta-feira (26)

frente fria prevista chegou em Salvador na madrugada desta terça-feira (25). A Codesal emitiu alerta para chuvas moderadas a fortes, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra e pediu cuidado redobrado à população nas próximas horas desta terça-feira.

Segundo Sosthenes Macedo, diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o tempo continua instável até a quinta-feira (26), com risco de deslizamentos de terra.

“Temos acumulados de mais de 70 milímetros em diversos bairros de nossa cidade, a exemplo de São Caetano, Bom Juá, Liberdade, dentre outros quais gerarão transtornos para essas localidades. Aproveitamos para informar que a frente fria que chegou na nossa cidade desde ontem, na madrugada, e que deverá perdurar até a próxima quinta-feira, chama ainda atenção por conta de possíveis escorregamento de terra no continuar das chuvas nesse próximo período. Então dessa forma solicitamos a nossa população que em caso de risco observando sinais de escorregamento de terra, fissuras ou rachaduras nas edificações que as pessoas não vacilem. Ligue para 199 e aguardem a presença de um dos prepostos da CODESAL, sejam engenheiros ou arquitetos, para efetivarmos uma vistoria e possamos assim garantir a segurança de todos”, explicou Sosthenes.

Com base em informações do Cemadec (Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador), alguns bairros já acumularam mais de 70mm em seis horas de chuva. Os maiores acumulados foram na Liberdade (73,6mm), Vila Picasso (70,8mm), Lapinha (70,6mm), Bom Juá (70mm) e Calçada (68,6mm).

Devido à chuva, a temperatura também caiu e às 5h, a mínima chegou a 21,9ºC. No mesmo horário, a rajada de vento chegou a 34,9km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta de perigo potencial para boa parte do território baiano.

Conforme o G1, as cidades de Itabuna, Ilhéus e Guaratinga, no sul da Bahia, registraram chuvas intensas nesta segunda-feira (24). Por causa do acúmulo de água, diversas ruas ficaram alagadas e o cenário lembrou o temporal que atingiu diversas cidades do sul do estado no final de 2021. Não há informações sobre feridos, nem sobre desabrigados nos dois municípios.

Bahia.ba

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...