Com investimento de R$ 3 bilhões, BYD assumirá fábrica da Ford em Camaçari
A maior fabricante de carros elétricos do mundo, BYD, chegou em um acordo com a Ford para assumir o Polo Automotivo de Camaçari. O anúncio oficial será realizado em abril pela presidência da empresa multinacional, é o que garante o colunista Jorge Moraes, do UOL.
De acordo com a coluna, já na próxima semana, uma comitiva da empresa chinesa virá à Bahia para estudar a viabilidade de iniciar a produção de automóveis, ônibus e caminhões e beneficiamento de lítio já em 2024.
A publicação diz ainda que a multinacional tem como planejamento industrial o objetivo de produzir 30 mil veículos a até 150 mil unidades do ano, tanto para o mercado interno brasileiro, como para o mercado externo. Entre os planos estão a produção de automóveis híbridos e elétricos, dentre os quais, estão SUVs, picape (em uma segunda fase) e um médio compacto.
O Song 1.5 de dois motores (elétrico 179 cv e a combustão 110 cv) deverá ser o carro de largada na produção da BYD Auto Brasil em Camaçari. O modelo é tido como um dos mais econômicos de porte médio do país.