Coren-BA lamenta veto ao piso da enfermagem e vai apoiar manifestações
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia lamentou a decisão do Supremo Tribunal Federal, que formou maioria nesta quinta-feira, 15, pela manutenção da suspensão do piso nacional da categoria.
Ao Portal A TARDE, o conselheiro da entidade, José Welton, afirmou que a decisão dos ministros deixou a categoria entristecida.
“O Coren está muito focado no processo de valorização e trazer dignidade ao profissional de enfermagem no tocante ao piso, que já é realidade, mas essa suspensão, realmente, deixa os conselhos, conselheiros, entristecidos, devido todo esse desembaraço que está acontecendo”, disse.
“A gente pensa muito positivo, queremos que a valorização aconteça, pois a realidade precisa chegar à mesa do profissional e para isso as entidades precisam estar sempre se mobilizando e prestando apoio à categoria”.
Sobre a justificativa do ministro Gilmar Mendes, que afirmou que o piso poderia causar ranhuras ao orçamento dos estados, o conselheiro afirma que “quando o sistema quer pagar, ele paga”.
“Quando outras entidades começam ameaçar fazer greve, parar, imediatamente eles aumentam o salário. E eu me pergunto: de onde vem esse aumento a outras categorias?”, questiona.
“Como a gente consegue pagar as contas com os R$ 1.212 que a maioria dos hospitais paga, ao menos aqui em Salvador? Fica difícil”.
Ele afirmou que o Conselho não encabeçará mobilizações, mas estará apoiando atos que ocorrerem.
“Já houve mobilização na região do Iguatemi. A gente estará sempre apoiando toda mobilização que vier ocorrer daqui pra frente, desde que pacífica, dentro da legalidade jurídica e institucional”.
Fonte: A Tarde.