EDITORIAL: Secretário de Saúde deixa o cargo em meio à crise do coronavírus em Lauro de Freitas, troca o PT pelo PR e tudo está ficando mais claro!
Em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19), que atinge em cheio também a cidade de Lauro de Freitas, foi exonerado na última sexta-feira (03), o médico e ex-secretário de saúde do município, Dr. Vidigal Cafezeiro.
Vidigal, como é popularmente conhecido parece não ter conseguido alcançar êxito a frente da pasta para permanecer se quer até o mês de maio, curiosamente quando completaria um ano, após ter recebido esta missão da sua amiga, a prefeita Moema Gramacho (PT).
Neste espaço de tempo, observamos episódios que lamentavelmente deixaram a gestão do querido ex-secretário em “xeque”, a exemplo da falta de sensibilidade para as pessoas que tiveram que arriscar suas vidas dormindo na fila da Regulação Municipal na Avenida Beira-rio (região do centro da cidade), que por sinal, esta situação acabou “resolvida”, de maneira que as pessoas passaram a esperar, só que agora “dentro da unidade”.
E vocês lembram-se do fatídico “sumiço da ambulância do SAMU?” Pra quem tem a memória curta, a Burburinho News fez uma série de denúncias sobre a ambulância com incubadora neonatal, cedida pelo Governo Federal ao município de Lauro de Freitas no dia 6 de julho do ano passado. Sete meses depois, nós fomos apurar uma denuncia de que a mesma ambulância estava estacionada no pátio da Secretaria de Saúde comandada pelo Dr. Vidigal, que até havia combinado conosco de dar maiores esclarecimentos sobre o fato, só que o “sapeca arregou” e o seu coordenador Davi Leite, astuto e bem “inteligente”, achou de zombar da nossa equipe e da população nas redes sociais dizendo que “não encontraríamos a ambulância”.
Nós encontramos a mesma ambulância e mais outras duas que deveriam estar a serviço de todos nós aos fundos da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Nem o ex-secretário e tão pouco o “inteligentíssimo” Sr. Davi Leite se pronunciaram depois da farsa contra a população desvendada por nós.
Assistam ao vídeo a baixo:
Não podemos deixar de lembrar as péssimas condições estruturais que podem ser facilmente identificadas por qualquer munícipe nas Unidades de Saúde da Família (USF’s). A falta de manutenção e de insumos aos profissionais de saúde que trabalham ou tentam exercer suas atividades é lamentável, sem contar com a distribuição destas unidades que são administradas não pelo responsável da pasta, mas sim, fatiada com vereadores que fazem base política para a Sr.ª Prefeita da cidade.
Não vamos esquecer também que recentemente, a TV Record Bahia esteve mostrando para todo o estado o descaso da saúde aqui em Lauro de Freitas, onde mais uma vez, o posto de saúde localizado no Jardim Santa Bárbara em Itinga continua abandonado, após ter sido fechado pelo antecessor da prefeita Moema Gramacho, a quem tanto ela “bateu” durante a campanha que a elegeu em 2016, pois o Prefeito da época, Dr. Márcio Paiva (antes do PP), teria fechado e abandonado, assim como outras unidades de saúde e o Hospital Jorge Novís.
Falando em Dr. Márcio, esse que antes era opositor e tanto foi criticado pelo fechamento dos postos de saúde na cidade, acabou sendo contratado pela prefeita no último mês e agora faz parte de sua base pelo PR. Esse mundinho da muitas voltas não é mesmo?
Dr. Vidigal até tentou, mas o posto Santa Bárbara, assim como a UPA no Jambeiro, as obras do novo P.A do centro e as devidas reformas e manutenções nas outras USF’s parecem que terão que esperar por um bom tempo.
É fato e notório que o ex-secretário como todos sabem, já teve seu nome colocado à prova nas eleições de 2008, quando foi candidato a vereador pelo PSL e obteve pouco mais de 600 votos. Nos tempos atuais ele deixa a Secretaria de Saúde em plena pandemia do covid-19 e coincidentemente, sai do Partido dos Trabalhadores (PT), partido de esquerda e o mesmo da sua amiga, a prefeita Moema Gramacho e filia-se ao Partido Republicano (PR), um partido de direita, porém este faz base com a gestão.
Estaria Dr. Vidigal Cafezeiro se articulando para logo em breve lançar seu nome para concorrer a uma das 21 cadeiras na Câmara de vereadores, nas eleições de outubro ou a mudança para o Republicano do Pastor e vereador Edilson seria a fórmula perfeita para que o “Doutor” forme a base na chapa como vice da prefeita?
Estratégias a parte, o que a população não merece de maneira alguma é ter mais um agente publico que prometeu fazer, não fez o necessário e agora aparenta ter interesses em disputar o nosso voto com tantos outros que fizeram o mesmo ou pior.
Nós estamos e sempre estaremos de olhos e ouvidos atentos aos novos momentos e fatos.