Especialistas alertam para possível surto de dengue na Bahia, com quase 9 mil casos prováveis
Especialistas alertam que a Bahia pode enfrentar uma onda de casos de dengue nos próximos meses, com quase 9 mil casos prováveis já registrados no estado. Prevê-se que a doença avance até junho, quando a temperatura mais baixa dificulta a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti.
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) confirmou 8.674 casos prováveis de dengue de dezembro de 2023 até fevereiro de 2024. Na última segunda-feira (19), a pasta registrou a terceira morte por dengue no estado, com dois óbitos em Jacaraci e um em Piripá, ambos municípios do interior baiano.
Para conter a epidemia, o governo estadual tem investido no uso de fumacê, que consiste na pulverização de inseticida para eliminar mosquitos adultos. O equipamento já foi utilizado em vários municípios, incluindo Salvador.
Na capital baiana, a secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, assegurou que os índices de dengue estão sob controle. Ela ressaltou a importância da participação cidadã no combate à proliferação do Aedes Aegypti, pedindo que cada pessoa mantenha o ambiente controlado e denuncie possíveis focos do mosquito.