Falha nos parques eólicos e solares do Ceará foi motivo de apagão em agosto

0 37

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou um relatório informando que a principal causa do apagão ocorrido no Brasil em 15 de agosto foi uma falha no desempenho de equipamentos de parques eólicos e solares localizados próximos à linha de transmissão Quixadá – Fortaleza II, no Ceará. Na ocasião, aproximadamente 29 milhões de brasileiros em quase todo o país ficaram sem energia elétrica.

De acordo com o relatório do ONS, os equipamentos responsáveis pelo controle de tensão operaram abaixo do nível ideal. O documento afirma que “a análise da perturbação permitiu constatar que o desempenho dos controles em campo, de usinas eólicas e solares, em especial no que tange à capacidade de suporte dinâmico de potência reativa, foi muito aquém dos modelos matemáticos fornecidos pelos agentes e representados na base de dados oficial de transitórios eletromecânicos”.

O ONS também aponta que a diferença entre o desempenho dos equipamentos e as simulações não permitiu identificar os riscos relacionados ao cenário operativo pré-distúrbio que resultou no apagão. O relatório permite que os agentes do sistema elétrico se manifestem, e uma versão final será concluída até 17 de outubro.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...