A São Paulo Turismo (SPTuris), empresa da prefeitura da capital paulista, estima que o Grande Prêmio de Fórmula 1, que ocorrerá neste fim de semana, nos dias 1º, 2 e 3 de novembro, deverá injetar cerca de R$ 2 bilhões na economia da cidade. Essa projeção supera os R$ 1,64 bilhão registrados no evento de 2023.
“O GP São Paulo Fórmula 1 tem um papel importante na estratégia de atrair visitantes do interior paulista, de outros estados e do exterior. Esses turistas são fiéis e consomem produtos e serviços na cidade, o que impulsiona diversos setores econômicos e gera um impacto social positivo ao criar e manter empregos”, afirmou o presidente da SPTuris, Gustavo Pires.
Para a corrida deste ano, a cidade investiu R$ 37 milhões em reformas, incluindo o recapeamento completo do asfalto do Autódromo de Interlagos e outras melhorias na infraestrutura. Também está em construção o novo Hospitality Center, um espaço de 22 mil metros quadrados que oferecerá uma vista privilegiada do autódromo e dos palcos de shows.
Perfil do público
Uma pesquisa do Observatório de Turismo e Eventos (OTE), da SPTuris, com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que, no Grande Prêmio de São Paulo de 2023, a maioria do público estrangeiro era composta por argentinos, seguidos por chilenos, colombianos e uruguaios.
Outras nacionalidades presentes incluíram peruanos, suíços, paraguaios, bolivianos e estadunidenses. No total, os estrangeiros representaram 12,2% do público no autódromo.
Entre os brasileiros, a maioria dos espectadores era de paulistas (62,8%), seguidos por mineiros (8,3%), paranaenses (7,2%), catarinenses (5%) e gaúchos (3,6%). Os turistas do Rio de Janeiro somaram 3% do público nas arquibancadas.