Governo da Bahia mantém posição sobre uso de máscaras após descoberta de nova subvariante da Covid-19
Após a descoberta de uma nova subvariante da Covid-19 em Israel e na Dinamarca, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reforçou a posição da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), afirmando que, por enquanto, não é necessário retomar o uso de máscaras no estado.
“Não há nenhuma diretriz do Ministério da Saúde, nem do Conselho Nacional de Saúde, que nos permita recomendar o uso de máscaras”, informou o líder do governo estadual na manhã desta quinta-feira (17), durante uma visita ao Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol, em Salvador.
Jerônimo também ressaltou a importância de lidar com o assunto de maneira responsável e pediu à imprensa que ajude a evitar o pânico na sociedade. Ele afirmou que, caso seja necessário reforçar as medidas de segurança contra a Covid, sua administração irá fornecer orientações claras no momento apropriado.
“Portanto, neste momento, não há recomendação do Ministério da Saúde, e nossa equipe técnica da Sesab orienta isso [a ausência de necessidade de retomar o uso de máscaras]”, concluiu o governador.
Em uma entrevista ao bahia.ba, a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, também enfatizou que “atualmente, na Bahia, é prematuro discutir o uso de máscaras” e prometeu tomar as medidas necessárias caso a nova subvariante seja detectada no estado.
Ela ainda reforçou duas orientações: a vacinação com a vacina bivalente e a recomendação para que as pessoas procurem unidades de saúde se apresentarem sintomas gripais.