O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), encaminhou ao Senado Federal uma proposta de crédito externo para financiar a construção da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. A decisão foi assinada no dia 30 de setembro de 2024 e publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (1º). O documento menciona que o crédito externo contará com a garantia da República Federativa do Brasil e será realizado em parceria entre o Governo da Bahia e a Corporação Andina de Fomento (CAF). O financiamento será destinado ao Projeto Sistema Viário Integrado do Estado da Bahia, que inclui a ponte.
Em setembro, o projeto recebeu um reforço com a chegada de uma nova balsa de grande porte à Baía de Todos-os-Santos, responsável por intensificar as sondagens necessárias para o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Essas atividades geraram 300 empregos diretos e indiretos, com a contratação de 17 empresas baianas. O investimento total é estimado em R$ 160 milhões.
A construção da ponte promete melhorar a integração regional, ampliando as opções de transporte entre Salvador e a Ilha de Itaparica, o que deverá impulsionar o desenvolvimento econômico e o turismo na região.