Governo lança Fies Social com financiamento de 100% para estudantes de baixa renda
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (16) o Fies Social, um programa que oferece condições especiais de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior, cobrindo até 100% dos encargos educacionais.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a novidade em suas redes sociais: “Fies 100% para quem mais precisa! Uma das principais mudanças atende a uma demanda antiga, que é a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais para estudantes com renda familiar per capita de meio salário-mínimo, inscritos no CAD Único. A regra vale tanto para contratos novos quanto para os antigos, no ato da renovação, e pode beneficiar até 100 mil pessoas em 2024.”
Em cada processo seletivo do Fies, serão destinadas no mínimo 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, inscritos no CadÚnico. Além disso, a prioridade será dada a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, bem como pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição de ensino.
O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, também celebrou a iniciativa: “Estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo inscritos no CadÚnico vão poder financiar 100% das mensalidades em universidades particulares. É o FIES Social, novo golaço do Governo Federal que vai beneficiar até 100 mil pessoas apenas este ano.”