Governo Lula lança programa “Gás para Todos” com promessa de botijão gratuito para 15 milhões de famílias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar nesta quinta-feira (4) o programa “Gás para Todos”, que prevê a distribuição gratuita de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta segunda-feira (1º), em entrevista a rádios durante evento do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana (BA).
Segundo Rui, 15 milhões de lares deverão ser contemplados até março de 2026. O número inicial previsto era de 17 milhões, mas foi ajustado após avaliação do governo.
Como vai funcionar
O programa será implementado em duas etapas. No primeiro mês, a prioridade será o cadastramento das revendas de gás em todo o país, feito pela Caixa Econômica Federal. Já no terceiro mês, começa o registro das famílias beneficiadas.
Cada usuário do CadÚnico terá acesso a um QR Code no celular ou cartão físico. O beneficiário poderá apresentar o código em qualquer revenda credenciada e retirar o botijão sem custos. O valor será debitado automaticamente pelo sistema da Caixa Econômica, sem necessidade de intermediação em dinheiro.
“Toda a população que está no CadÚnico, que tem pelo menos duas pessoas da família cadastradas, vai ter acesso ao gás de cozinha”, explicou Rui Costa.
Cronograma
De acordo com o ministro, a meta é que até março de 2026 todos os lares previstos estejam incluídos. A expansão será gradual, com prioridade inicial para os estados com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social.