Idoso declarado morto volta a apresentar sinais vitais e surpreende equipe médica na Bahia

0 7

Um caso inusitado mobilizou médicos, familiares e até uma funerária em Itabuna, no sul da Bahia. Internado há oito dias no Hospital de Base, o idoso Damião José dos Santos foi declarado morto na última quarta-feira (13), mas cerca de uma hora depois voltou a apresentar sinais vitais.

De acordo com a TV Santa Cruz, a equipe médica realizou manobras de reanimação por cerca de 15 minutos, sem sucesso. O óbito chegou a ser confirmado e uma funerária foi acionada para recolher o corpo. No entanto, antes da remoção, o paciente surpreendeu a todos ao recuperar a circulação e voltar a respirar.

Familiares relataram que estavam em oração no momento em que Damião apresentou melhora. “Foi um presente de Deus”, disse a irmã do idoso, Maria Cristina dos Santos. O sobrinho, Daniel Oliveira, também destacou a emoção vivida pela família com o retorno inesperado dos sinais vitais.

O paciente havia dado entrada na unidade de saúde com um quadro de pneumonia, que se agravou nos dias seguintes, levando-o à dependência total de aparelhos para respirar. Após a reanimação, a dependência caiu para 20%. Apesar da melhora, Damião continua internado e ainda não há previsão de alta.

Em nota, o Hospital de Base informou que, embora raro, há registros de pacientes que apresentam retorno espontâneo da circulação após o protocolo de óbito ser concluído. A unidade também declarou que não foi constatada nenhuma falha técnica ou ética na conduta da equipe médica.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...