Jerônimo desapropria área de mais de 300 mil m² para construir VLT Salvador

0 20

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), avançou com o projeto do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) ao decretar a desapropriação de uma área de 366.573 m², localizada nas proximidades do Hospital do Subúrbio e da Avenida 29 de Março, no bairro de Águas Claras, para o início das obras do segundo trecho do projeto de mobilidade. Esse trecho ligará o bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário, a Águas Claras, conforme o novo plano apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) será responsável pelos atos administrativos e judiciais relacionados ao processo de desapropriação, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. A expectativa é que as operações do VLT comecem em janeiro de 2025.

O projeto do VLT do Subúrbio inclui três trechos principais: a ligação entre Calçada e Ilha de São João, em Simões Filho; o trecho entre Paripe e Águas Claras; e outro entre Piatã. Os consórcios vencedores para executar a obra são Expresso Mobilidade Salvador (trecho 1), Cetenco/Agis/Consbem (trecho 2) e Mota-Engil/OHLA/Meir (trecho 3). Além disso, em julho de 2024, o governo da Bahia firmou um acordo com o estado do Mato Grosso para adquirir novos trens para o sistema.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...