Judô Brasileiro Conquista Mais Dois Ouros e Atinge Dez Medalhas nos Jogos Pan-Americanos
Em apenas dois dias de competição, a equipe brasileira de judô assegurou um total de dez medalhas em doze oportunidades nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, Chile. Após conquistar seis pódios no sábado (28), o Brasil adicionou mais quatro medalhas no domingo (29), incluindo dois ouros, uma prata e um bronze.
Na categoria até 73 kg, houve um domínio brasileiro, com Gabriel Falcão conquistando a medalha de ouro e Daniel Cargnin ficando com a prata. Curiosamente, eles não competiram na final, pois Daniel Cargnin, medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio 2021, sofreu uma lesão no tornozelo durante a semifinal e não conseguiu voltar ao tatame.
Na categoria até 81 kg, Guilherme Schmidt enfrentou o anfitrião Jorge Pérez na final. Mesmo lidando com a pressão da torcida local, incluindo o presidente chileno, Gabriel Boric, Schmidt venceu com um wazari e uma imobilização.
O bronze do domingo foi garantido por Ketleyn Quadros, na categoria até 63 kg, ao superar a colombiana Paola Mera com um wazari. Ketleyn, uma judoca experiente de 36 anos, já conquistou um bronze olímpico em Pequim 2008, mas ainda não havia subido ao pódio nos Jogos Pan-Americanos.
No entanto, ao contrário do sábado, o Brasil não conseguiu 100% de aproveitamento no domingo, com a equipe tendo a oportunidade de conquistar duas medalhas de bronze na categoria até 70 kg. Luana Carvalho e Alexia Castilhos foram derrotadas, respectivamente, pela venezuelana Elvismar Rodriguez e pela equatoriana Celinda Corozo.
Nesta segunda-feira (30), mais sete atletas brasileiros competirão em busca de medalhas em Santiago, nas seguintes categorias de peso: Samanta Soares, Eliza Ramos (ambas na categoria até 78 kg), Beatriz Souza (acima de 78 kg), Rafael Macedo (até 90 kg), Kayo Santos, Leonardo Gonçalves (ambos até 100 kg) e Rafael Silva (acima de 100 kg). Na terça-feira (31), ocorrerá a competição de equipes mistas, com as eliminatórias iniciando às 10h (horário de Brasília).