A Justiça de São Paulo mandou notificar nesta semana o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) para que pague uma dívida de IPTU com a Prefeitura da capital. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.
Segundo a publicação, o montante devido por Dirceu já passa dos R$ 70 mil. Ele esteve internado no mês passado com um quadro de “hematoma subdural”, e foi submetido a um processo neucirúrgico para drenagem.
Condenado mas com pena reduzina
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu em fevereiro deste ano, um recurso da defesa do ex-ministro José Dirceu e reduzir sua pena em uma condenação da Lava Jato de 8 anos e 10 meses para 4 anos e 7 meses.
Dirceu foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de receber cerca de R$ 2 milhões em propina. Atualmente ele está em regime semiaberto.

A redução da pena foi baseada na exclusão do crime de lavagem de dinheiro. Para os ministros do STJ, o recebimento de propina caracterizou somente crime de corrupção. O relator, ministro João Otávio de Noronha, afirmou que estava seguindo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre corrupção quando julgou o caso do mensalão.