Lavagem Cultural da Funceb abre Carnaval no Centro Histórico com cortejo e homenagens
A tradicional Lavagem Cultural da Funceb dá início ao Carnaval do Centro Histórico de Salvador nesta quarta-feira (26), a partir das 14h. O cortejo sairá da Rua Chile em direção ao Largo Quincas Berro D’Água, reunindo música, arte e celebração da cultura afro-baiana.
Nesta 33ª edição, os vocalistas da banda Cortejo Afro — Portella Açúcar, Aloísio Menezes e Claudya Costta — serão coroados em um reinado coletivo. Além disso, a cerimônia contará com a presença especial de Veko Araújo, ícone do Cortejo.
A festa será animada pela banda Dona Genoveva e pela Banda Pinel, liderada pela cantora Mirella Bastos. Outro destaque do evento será a homenagem à artista Negra Jhô, referência na valorização da estética afro-brasileira e no empoderamento da identidade negra por meio de tranças, torços e turbantes.
Com música, arte e tradição, a Lavagem Cultural da Funceb reafirma seu papel como um dos momentos mais marcantes do pré-Carnaval soteropolitano, celebrando a força da cultura baiana no coração do Pelourinho.