Lula defende regulação da mídia digital: ‘Mundo mudou muito’

0 135

“Não é você tentar evitar que as pessoas sejam verdadeiras, é você tentar evitar fake news”, explicou o petista

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou, na manhã desta terça-feira (5), a defender a regulação das mídias digitais para combater a divulgação de notícias falsas. Em entrevista à Rádio Lagoa Dourada, do Paraná, o petista explicou a necessidade de um debate para determinar um maior controle das informações e opiniões compartilhadas na internet.

“Pessoas, às escondidas, fazem coisas que não teriam coragem de fazer presencialmente. Provocações, ofensas e fake news. É uma coisa que ganhou espaço muito grande na internet. É preciso que se tenha uma regulação para a gente separar o joio do trigo. Não é você tentar evitar que as pessoas sejam verdadeiras, é você tentar evitar fake news, tentar evitar mentiras. Mentiras contra vacinas, doenças e venda de terrorismo. Internet ainda não tem uma regulação e não tem controle. É uma coisa no mundo inteiro. Não é um debate nacional”, disse.

Ainda durante a entrevista, Lula negou as acusações de que ele tenta censurar a imprensa ao fazer coro por uma regulação das mídias sociais. “Quem vai controlar a imprensa são os ouvintes, telespectadores, internautas e leitores. Nós precisamos discutir uma relação, sobretudo da mídia eletrônica, porque a última regulação é de 1962. O mundo mudou muito”, pontuou.

“Essa é uma narrativa construída por algumas pessoas que vem desde o último ano que eu era presidente. Contra essa narrativa que eu quero controlar a imprensa, eu tenho uma vida política. Não tenho um dia de política, tenho 50 anos de vida política. Tenho 20 anos de sindicalismo, 8 anos de presidente da República e eu duvido que, em algum momento do meu governo, houve qualquer interferência para que a imprensa não fizesse aquilo que ela queria”, concluiu Lula.

*bahia.ba

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...