Lula reúne ministros para alinhar estratégias e conter pressão no governo

0 51

Após período de descanso do feriadão, na Base Naval de Aratu, o presidente Lula (PT) tem em sua agenda oficial para a tarde desta segunda-feira (12) encontro, com alguns de seus ministros e também com lideranças do governo federal no Congresso Nacional. Trata-se de mais um debate para se consolidar estratégias para conter a pressão exercida pelo próprio Executivo e Legislativo.

A reunião está marcada para 15h, com as presenças dos ministros Geraldo Alckmin (PSB), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Rui Costa (PT), da Casa Civil; Fernando Haddad (PT), da Fazenda; Márcio Macedo (PT), da Secretaria-Geral; Alexandre Padilha (PT), das Relações Institucionais; e Paulo Pimenta (PT), da Comunicação Social; além do chefe do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Marco Aurélio Marcola.

Também devem estar presentes no encontro os senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), líder do governo no Congresso Nacional; e Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado; além do deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara dos Deputados.

O governo Lula tem enfrentado dificuldades em sua articulação com o Congresso Nacional, resultando em derrotas frequentes no Congresso. Lideranças do chamado Centrão estão impondo dificuldades e condições, mesmo possuindo cargos na gestão petista, para a aprovação de projetos importantes.  Aliado a isso, seus pares não estariam se entendendo estendendo a tensão sobre a crise que precisa conter.

A insatisfação na Câmara Federal se refere a demora na liberação de emendas parlamentares e nomeações de indicações para cargos de terceiro escalão. O principal alvo das críticas é o baiano Rui Costa, responsável pelo encaminhamento dessas demandas. Que, entretanto, estaria blindado, por ser braço-direito do presidente.

Fonte: Bahia.ba

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...