Uma pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelou que mais da metade dos proprietários de motocicletas no Brasil não possuem habilitação para conduzir esses veículos. O estudo, divulgado no dia 9, apontou que, dos 32,5 milhões de donos de motos, motonetas e ciclomotores registrados no país, 17,5 milhões (53,8%) não têm uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para a categoria.
Entre os fatores que explicam esses resultados estão o custo acessível das motocicletas, o crescimento de serviços de veículos compartilhados e aluguel de motos, além das dificuldades enfrentadas por muitas pessoas para obter a CNH. A pesquisa também destaca que o crescimento das áreas urbanas e a necessidade de transporte individual em regiões com infraestrutura precária contribuem para o elevado número de proprietários sem habilitação.
O levantamento mostra ainda que os homens representam 80% dos proprietários de motocicletas, sendo a maioria composta por pessoas entre 40 e 49 anos, seguidos por aqueles de 50 a 59 anos. Já entre os que possuem habilitação, a maior parte está na faixa etária de 30 a 39 anos.