Morre Carlos Libório, criador do termo “Ba-Vi”, aos 85 anos
O jornalista Carlos Elysio de Souza Libório morreu nesta sexta-feira (19), em Salvador, aos 85 anos. Ele estava internado havia cerca de uma semana na Clínica Florence. A causa da morte não foi divulgada.
Natural de Ilhéus, Libório foi um dos nomes mais importantes da comunicação baiana. Criador do termo “Ba-Vi”, que batiza o clássico entre Bahia e Vitória, ele marcou época no jornalismo esportivo e na televisão. Foi o primeiro diretor de Jornalismo da TV Bahia, cargo que ocupou por 23 anos, sendo peça-chave na consolidação da emissora.
Com formação em Direito, teve passagem por veículos como Jornal da Bahia, Placar, Veja, Rádio Cruzeiro e TV Itapoan, onde atuou no Repórter Esso. Também foi secretário de Comunicação do Estado da Bahia e professor da Faculdade de Comunicação da Ufba, onde ajudou a formar gerações de jornalistas.
Carlos Libório deixa a esposa, Nely Libório, e dois filhos. O velório acontece neste sábado (20), a partir das 17h, no cemitério Jardim da Saudade. O sepultamento será no domingo (21), às 10h30.

