Neoenergia Coelba adota novas estratégias para coibir furto de cabos de energia
Para coibir um problema de segurança pública que afeta os grandes centros urbanos do Brasil, a Neoenergia Coelba passou a adotar medidas para inibir o furto de cabos de energia na Bahia. Esse tipo de ação criminosa é considerado um dos principais ofensores externos à operação da distribuidora. Utilizando as equipes de inteligência, a empresa está mapeando os locais com reincidência e substituindo as caixas da rede subterrânea. Essas ações visam dificultar a prática ilegal.
As inciativas são ainda mais necessárias no cenário em que o furto de cabos e equipamentos que compõem a rede elétrica apresentam crescimento no Estado. No ano passado, a Neoenergia Coelba registrou 1.422 ocorrências de roubo em seus ativos, número 21% maior que o apurado em 2021. Além de ilegal, a prática gera prejuízos à sociedade e representa riscos de segurança à população.
Além das ações supracitadas, a concessionária investe em tecnologia, inspeções, acompanhamento e ações conjuntas com outras empresas e autoridades policiais. A distribuidora conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública, que formou o Comitê de Combate ao Furto de Cabo de Cobre no estado da Bahia.