No Brasil quase 40 mil pessoas esperam por um transplante de rim

0 70

No Brasil, atualmente, há 38.908 brasileiros aguardando por um transplante de rim. A maioria desses pacientes é do sexo masculino (24.721), e mais da metade (14.242) tem mais de 50 anos. O apresentador de TV Fausto Silva, o Faustão, também passou por um transplante de rim no Hospital Israelita Albert Einstein na última segunda-feira (26). Ele já havia realizado um transplante de coração em 2023 devido a insuficiência cardíaca.

O Hospital Israelita Albert Einstein informou que Faustão deu entrada no hospital no dia 25 de fevereiro para a preparação do transplante renal, devido ao agravamento de uma doença renal crônica. A compatibilidade do órgão doado foi avaliada após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que o estado de São Paulo lidera a lista de pacientes aguardando transplantes, com 20.494 pessoas na fila. Em seguida, estão Minas Gerais (3.730), Paraná (2.405), Bahia (2.136) e Rio de Janeiro (2.001).

A lista de espera para transplantes de órgãos é única e coordenada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Os pacientes são organizados conforme prioridade, determinada por critérios técnicos, e não são influenciados pelo status econômico ou fama da pessoa. A inscrição na fila é realizada por um médico com autorização vigente, concedida pelo SNT.

Alguns dos critérios para a definição de prioridade incluem a impossibilidade total de acesso para diálise, a idade do paciente e a compatibilidade com um doador. O SNT destaca que o processo funciona de acordo com regras baseadas em critérios técnicos, e nenhum paciente pode ser privilegiado.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...