Notificações por motos em passarelas aumentam 200% em Salvador
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) intensificou as operações de combate ao trânsito irregular de motocicletas em passarelas, o que resultou em um aumento de 200% nas notificações registradas neste ano. De janeiro até agora, 57 infrações foram autuadas — em 2024, foram apenas 19 casos durante todo o ano.
A ação mais recente ocorreu na última terça-feira (28), na passarela que liga o Bairro da Paz a Mussurunga, e contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar. Durante a operação, 32 motociclistas foram abordados, 22 deles autuados por trafegar sobre a passarela. Outras 16 notificações foram emitidas por diferentes infrações, e nove motos foram removidas para o pátio da Transalvador.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo em passarela é uma infração gravíssima, com multa de R$ 880,41 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Temos observado um comportamento que coloca em risco tanto os motociclistas quanto os pedestres. As passarelas foram projetadas para garantir a segurança de quem circula a pé, e o uso indevido desses espaços é extremamente perigoso”, alertou o superintendente de Trânsito de Salvador, Diego Brito. “Nosso objetivo ao intensificar a fiscalização não é apenas punir, mas conscientizar sobre o respeito às normas que protegem a vida.”
As fiscalizações ocorrem tanto in loco, com equipes operacionais, quanto por meio das câmeras de videomonitoramento do Núcleo de Operação Assistida (NOA) da Transalvador. A Avenida Paralela segue como o principal ponto de incidência dessas ocorrências, concentrando o maior número de flagrantes.
Com o crescimento das notificações, o órgão reforça que as operações continuarão de forma contínua e estratégica, priorizando áreas de grande fluxo e risco para pedestres.

