Obra do BRT tem o maior valor entre capitais do PaA�s

Segundo dados do MinistA�rio das Cidades, o valor investido na capital baiana chega a custar o triplo em comparaA�A?o as obras realizadas no Rio de Janeiro e BelA�m

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Salvador encabeA�a um ranking que nA?o A� um dos melhores. Com custo estimado entre R$ 68,3 milhA�es e R$ 117 milhA�es por quilometro construA�do e investimento previsto de R$ 820 milhA�es, a obra do BRT Salvador se configura como a mais cara entre as obras de vA?rias outras capitais brasileiras.

Segundo dados do MinistA�rio das Cidades, o valor investido na capital baiana chega a custar o triplo em comparaA�A?o as obras realizadas no Rio de Janeiro, BelA�m, Recife, BrasA�lia, Fortaleza, FlorianA?polis e GoiA?nia, por quilometro implantado.

O BRT contarA? com trA?s trechos, onde o projeto completo interligarA? EstaA�A?o da Lapa ao Iguatemi e implantarA? vias exclusivas de fluxo contA�nuo para o sistema no corredor formado pelas avenidas Juracy MagalhA?es, Lucaia e ACM.

O trecho 1 do BRT, que jA? teve as suas obras iniciadas, conecta a A?rea da Avenida ACM entre o Parque da Cidade, considerando a entrada do Itaigara, e o Iguatemi, em frente A� rodoviA?ria. Esse percurso faz parte do projeto Corredores de Transporte Coletivo Integrado de Salvador, e possui 2,9km, no qual serA?o construA�dos cinco viadutos.

JA? no trecho 2, segunda etapa do BRT, a previsA?o A� de implantar 5,5km de corredores exclusivos que partirA?o da estaA�A?o da Lapa atA� a regiA?o do Iguatemi, ligando o centro ao Parque da Cidade.

O terceiro trecho que vai do Parque da Cidade atA� a Pituba, no Posto dos Namorados, A� uma expansA?o de 1,8 km e contarA? com duas estaA�A�es e um terminal.

O custo A� orA�ado em R$ 412 milhA�es, sendo R$ 300 milhA�es de repasses da UniA?o. JA? os outros R$ 112 milhA�es serA?o financiados pela Caixa EconA?mica Federal.

Por conta da diferenA�a nas contas das obras, a vereadora petista Marta Rodrigues cobrou da prefeitura explicaA�A�es nos gastos e mais transparA?ncia na implantaA�A?o do BRT.

Para a vereadora, lA�der da oposiA�A?o na CA?mara Municipal de Salvador, NnA?o havia necessidade da implantaA�A?o do BRT no trecho 1, jA? que existe o sistema viA?rio dsenvolvido para ligar a Lapa ao Iguatemi.

Em entrevista ao jornal A Tarde, a vereadora diz nA?o ter recebido resposta do ofA�cio enviado A� prefeitura em abril do ano passado, cobrando o estudo que baseia a implantaA�A?o do BRT com trecho inicial de 2,9 km por R$ 376 milhA�es, de acordo com edital, ligando a estaA�A?o da Lapa ao Iguatemi.

Este mA?s, Marta Rodrigues voltou a solicitar os estudos de impacto de vizinhanA�a e ambiental, mas o valor gasto na obra foi o que surpreendeu.

com trecho inicial de 2,9 km por R$ 376 milhA�es, de acordo com edital, ligando a estaA�A?o da Lapa ao Iguatemi.

a�?AlA�m de ser ultrapassado, tem um valor exorbitante que destoado que foi gasto com o mesmo modal nas principais capitais. O custo por quilA?metro do BRT em Salvador A� duas vezes maior que o do Rio de Janeiro. Qual a explicaA�A?o para o gasto de dinheiro pA?blico com um modal que nA?o vai atender bem a cidade?a�?, questionou, ao exigir da prefeitura explicaA�A�es e transparA?ncia.

AlA�m do gasto desnecessA?rio, segundo a vereadora, a construA�A?o de quatro elevados no trecho 1, o tamponamentos dos rios Camarajibe e Lucaia e a derrubada de 579 A?rvores, sA?o motivos de preocupaA�A?o.

a�?Somente a construA�A?o dos elevados representa R$ 179.350.079,85. Elevados sA?o obsoletos, estA?o sendo derrubados, a exemplo da perimetral do Rio de Janeiro. AlA�m disso, a prefeitura vai cortar 579 A?rvoresa�?, lamentou.

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