As oito toneladas de pó da Mimosa hostilis, popularmente conhecida como “jurema negra”, apreendidas durante a “Operação Roots” da Polícia Federal, foram incineradas nesta quarta-feira (6/11). O material, produzido a partir da trituração da casca da planta, contém dimetiltriptamina (DMT), uma substância psicodélica e alucinógena, também conhecida como “molécula de espírito”, que é o princípio ativo da mistura utilizada no ayahuasca.
A “Operação Roots” foi deflagrada em outubro e resultou no cumprimento de dois mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e ativos financeiros relacionados ao tráfico dessa substância. A ação foi realizada em três municípios: Conceição de Coité (BA), Navegantes (SC) e Buri (SP).
O transporte do material apreendido foi feito por dois caminhões, e a operação contou com o apoio da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) da Polícia Militar da Bahia, além da participação de oito policiais federais e colaboradores.