Olodum abre celebrações da Consciência Negra no Pelourinho nesta terça (19)
A Casa do Olodum, no Pelourinho, será o cenário da abertura das festividades em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, nesta terça-feira (19), às 19h. O evento faz parte da programação do Salvador Capital Afro, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e tem como foco relembrar a luta e o legado de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil.
Homenagem a Zumbi e à Cultura Afro-Brasileira
Jorginho Rodrigues, presidente do Olodum, ressaltou o significado da celebração no espaço da Casa do Olodum, reconhecida internacionalmente pela luta contra o racismo. Ele garantiu que a apresentação será marcada pela “poderosa percussão” do grupo, que há 40 anos realiza o Festiquilombo para exaltar a história da resistência negra e homenagear Zumbi.
A apresentação desta noite contará com canções que destacam a figura de Zumbi e reforçam o compromisso do Olodum com a luta contra a discriminação e a violência.
Programação do Salvador Capital Afro
Além do evento no Pelourinho, outras atividades culturais movimentam Salvador:
- Quarta-feira (20): Luedji Luna apresenta o espetáculo Luedji Luna Canta Sade no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho, homenageando a cantora nigeriana Sade Adu.
- Dia 23: O Espaço Cultural da Barroquinha recebe uma edição especial do Samba Ṣíbí Dúdú, celebrando os quatro anos do projeto.
- Até o final do mês: Caminhadas percussivas do AfroCortejo no Centro Histórico e outras apresentações culturais espalhadas pela cidade.
O Salvador Capital Afro destaca a rica herança cultural afro-brasileira, promovendo reflexões sobre igualdade e resistência durante o mês da Consciência Negra.