Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Federal, em colaboração com a Corregedoria da Receita Federal, deflagrou a Operação Handbrake. O objetivo da operação é desarticular um grupo criminoso envolvido em contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor na região Nordeste do Brasil.
A operação mobilizou 60 policiais federais e 14 servidores da Corregedoria da Receita Federal, que estão cumprindo 15 mandados de busca e apreensão na Bahia, Piauí e Pará. Além disso, quatro servidores da Receita Federal foram afastados de seus cargos. Esses servidores já haviam respondido administrativamente por suspeita de envolvimento com os alvos da investigação.
As investigações, iniciadas em janeiro deste ano, revelaram três flagrantes relacionados ao transporte de eletrônicos irregulares, com procedimentos formalizados em Juazeiro/BA, Belém/PA e Guarulhos/SP. Estima-se que o grupo criminoso tenha movimentado cerca de R$ 70 milhões entre abril de 2023 e agosto de 2024.
Os investigados enfrentam acusações de organização criminosa, descaminho, contrabando, facilitação de contrabando e lavagem de dinheiro. As penas combinadas para esses crimes podem chegar a 39 anos de reclusão.