Operação Falso Consórcio: 15 são presos por estelionato e lavagem de dinheiro na Bahia
Pelo menos 15 pessoas foram presas durante a Operação Falso Consórcio, deflagrada nesta terça-feira (1º) pela Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), com apoio da Agência de Inteligência do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV). Os alvos são investigados por estelionato, principalmente contra idosos, e lavagem de dinheiro.
Entre os presos está um homem apontado como líder do esquema, que teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Segundo as investigações, ele atuava como intermediador de empréstimos bancários, mas utilizava os dados das vítimas, sem consentimento, para firmar contratos fraudulentos. As vítimas não tinham acesso aos valores e acabavam sendo lesadas financeiramente.
Mais de 30 boletins de ocorrência foram registrados contra o investigado, que atuava de forma sistemática com uso indevido de informações pessoais, especialmente de pessoas idosas.
Após ser detido, o homem foi apresentado na unidade especializada, passou pelos exames de rotina e está à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.