Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Salvador convoca fiéis para campanha de doação de sangue
Diante da preocupante situação da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que enfrenta baixos índices de coleta de sangue em suas reservas, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, por meio da Pastoral da Saúde, lançará uma significativa campanha para incentivar os católicos a contribuírem com doações de sangue. Denominada “A dor ação”, a iniciativa está programada para o próximo sábado (11), das 8h às 16h, no Hospital das Clínicas, em Salvador.
O assistente eclesiástico e coordenador da Pastoral da Saúde, padre José Jorge Brito, destaca que a doação de sangue é um gesto de amor essencial. Ele ressalta a importância de superar o receio que tem sido observado na comunidade baiana em relação à doação de sangue, destacando que é um ato seguro e vantajoso tanto para quem doa quanto para quem recebe.
Além da doação de sangue, os participantes do evento no Hospital das Clínicas terão a oportunidade de vivenciar um momento de espiritualidade. O padre Jorge enfatiza que a Pastoral da Saúde se inspira na espiritualidade bíblica do Bom Pastor e do Bom Samaritano, destacando o apelo do Papa Francisco para que a Igreja seja solidária, especialmente atenta àqueles que necessitam de sangue nos hospitais.
Para ser elegível à doação de sangue, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentados e apresentar documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O padre Jorge conclui o apelo, fazendo uma analogia com a entrega de Cristo: “Faça como Cristo, que estendeu os dois braços na hora da Paixão, doando todo o Seu sangue pela humanidade. Venha, estenda um dos seus e ajude a quem precisa”.