Pesquisadores Desenvolvem Hidrogel Anti-inflamatório de Baixo Custo para Tratar Feridas Crônicas
Pesquisadores brasileiros estão trabalhando no desenvolvimento de um hidrogel de baixo custo com propriedades anti-inflamatórias para tratar feridas crônicas na pele, especialmente em pacientes com diabetes. Elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de São Paulo, o hidrogel contém aminoácidos que formam a proteína AnxA1, conhecida por reduzir as células inflamatórias.
Em testes com camundongos que tinham um quadro semelhante ao diabetes tipo 1, o hidrogel acelerou a redução da inflamação e promoveu a completa cicatrização das feridas em 14 dias. A substância é altamente absorvente, mantendo o ambiente úmido ideal para cicatrização, e demonstrou eficácia na redução do tempo de cicatrização.
O hidrogel ainda está em fase experimental pré-clínica, mas apresenta potencial para entrar no mercado após passar pelos testes clínicos em humanos e obter a devida autorização. Sua fácil produção e baixo custo tornam-no economicamente viável. O estudo foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O Brasil é o sexto país em número de pessoas com diabetes, tornando a pesquisa relevante para enfrentar problemas de cicatrização em pacientes diabéticos.