A Petrobras (PETR4) vai reduzir o preço médio do gás vendido às distribuidoras em 1,41% a partir de novembro, conforme anunciado pelo diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da empresa, Mauricio Tolmasquim, nesta segunda-feira (14). A medida, que considera os impactos da variação cambial, foi divulgada pelo portal InfoMoney.
Com essa redução, o preço acumulado do gás natural já caiu 17% desde janeiro de 2023, início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Tolmasquim, o objetivo do governo e da Petrobras é tornar o gás mais acessível e ajudar na transição energética, já que o gás natural emite menos poluentes.
Além da queda no preço, a diretoria da Petrobras também aprovou a ampliação das ofertas contratuais para as distribuidoras, passando de 20 para 48 possibilidades de combinação. Isso dá maior flexibilidade em aspectos como prazo, local de fornecimento e indexadores.
Adicionalmente, foi implementado um prêmio de incentivo à demanda, com uma redução de 10% no preço para as distribuidoras que comprarem volumes acima do mínimo estabelecido no contrato.