PF desarticula esquema de fraudes com sites falsos do Enem que movimentaram R$ 3 milhões

0 4

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação Só Oficial, que investiga um esquema de fraudes virtuais envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os criminosos criaram sites falsos que simulavam a plataforma oficial do Inep e induziam candidatos a realizar pagamentos indevidos de taxas de inscrição.

A quadrilha também utilizava publicidade enganosa em redes sociais e fazia uso indevido de símbolos do governo federal, do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação da prova.

Durante o período oficial de inscrições do Enem 2024, entre 27 de maio e 14 de junho, os golpistas induziram centenas de estudantes a efetuarem pagamentos via Pix, acreditando estarem se inscrevendo no exame. A fraude gerou um prejuízo estimado em R$ 3 milhões, segundo a PF.

Operação

A operação cumpre dois mandados de busca e apreensão no município de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A Justiça também determinou o bloqueio de bens dos investigados, visando o ressarcimento dos valores desviados.

A PF destacou que apenas o Inep está autorizado a receber as taxas de inscrição do Enem, e que qualquer outro canal de pagamento deve ser considerado suspeito. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...