A Polícia Federal (PF) está realizando, nesta quinta-feira (10), a Operação Arraial São João, com o objetivo de combater crimes de incêndio, desmatamento, exploração ilegal de terras da União, grilagem, entre outros, na região de Corumbá, Mato Grosso do Sul. A operação envolve o cumprimento de três mandados de busca e apreensão.
As investigações apontam que áreas afetadas por incêndios criminosos são frequentemente usadas para grilagem de terras e fraudes em órgãos governamentais. Além disso, há indícios de que essas áreas devastadas estão sendo utilizadas para a criação irregular de gado, possivelmente proveniente da Bolívia.
A perícia da PF revelou que cerca de 30 mil hectares do bioma pantanal foram destruídos pelos incêndios provocados pelos investigados. As queimadas ganharam grande repercussão devido à sua ocorrência durante o final de semana do Arraial São João, uma tradicional festa junina de Corumbá, com imagens impactantes do Rio Paraguai em chamas.
Os suspeitos poderão ser processados por crimes como incêndio em mata ou floresta, desmatamento e exploração econômica ilegal de áreas públicas, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.