Pix Automático será lançado em 2025, confirma o BC

0 12

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22) que o Pix Automático será lançado para o público em 16 de junho de 2025. A nova data foi divulgada na Resolução BCB Nº 402, publicada no site da instituição.

Conforme informado pela Agência Brasil, o Pix Automático visa simplificar as cobranças recorrentes, permitindo pagamentos periódicos de produtos e serviços com maior eficiência. A nova modalidade será útil para empresas de diferentes setores, incluindo concessionárias de serviços públicos (luz, água, telefone), instituições de ensino, academias, condomínios, clubes sociais, planos de saúde, serviços de streaming, portais de notícias e empresas financeiras.

O BC estima que o Pix Automático ajudará as empresas a reduzir os custos de cobrança, ao eliminar a necessidade de convênios bilaterais usados atualmente no débito em conta, aproveitando a infraestrutura já existente do Pix. Além disso, a modalidade pode contribuir para a diminuição da inadimplência, pois os pagamentos serão realizados automaticamente conforme a programação definida pelo cliente.

Empresas

De acordo com a resolução, o prestador de serviços deve fornecer os detalhes da cobrança ao solicitar a autorização para o Pix Automático. A autorização pode ser concedida por meio da leitura de um QR Code que contém as informações necessárias para a permissão.

Se houver saldo insuficiente na conta no momento da cobrança, serão permitidas novas tentativas de cobrança. A empresa que fornece o produto ou serviço poderá tentar novamente realizar a transação de Pix Agendado se a tentativa inicial não tiver sido autorizada pelo pagador.

Pagador

O Pix Automático será gratuito para os pagadores. O Banco Central acredita que essa modalidade proporcionará maior comodidade e oferecerá uma alternativa eficiente para pagamentos recorrentes. Para utilizar o Pix Automático, o pagador deve conceder uma autorização prévia e específica uma única vez, por meio do aplicativo da instituição financeira, acessível pelo celular ou computador.

Ao conceder essa autorização, o usuário permitirá débitos automáticos periódicos, sem necessidade de autenticação em cada transação. Além disso, o cliente pode ler um QR Code que contém as informações da permissão e do pagamento imediato da primeira cobrança, autorizando a transação e o pagamento ao mesmo tempo.

Uma vez concedida a autorização inicial, os valores serão debitados da conta do pagador conforme a periodicidade estabelecida. A autorização para o Pix Automático pode ser cancelada ou, se permitido, modificada unilateralmente pelo pagador a qualquer momento.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comentários
Loading...