Pix supera outros meios de pagamento com quase 42 bilhões de transações em 2023
No ano de 2023, os brasileiros realizaram quase 42 bilhões de transações por Pix, marcando um crescimento impressionante de 75% em comparação com o ano anterior. Esses dados, fornecidos pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em informações divulgadas pelo Banco Central (BC) e pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), confirmam o Pix como o meio de pagamento mais popular no Brasil.
O destaque do Pix fica evidente quando se compara seu volume de transações com outros métodos de pagamento. As operações por Pix ultrapassaram o total de transações realizadas por cartões de crédito e débito, boletos, Transferência Eletrônica Disponível (TED), Documento de Crédito (DOC), cheques e TEC, somando quase 39,4 bilhões de operações juntas.
O levantamento revela que os brasileiros estão utilizando cada vez mais o Pix para transações de menor valor. No decorrer do ano passado, o valor médio das transações por Pix ficou em torno de R$ 420, evidenciando sua popularidade e praticidade para pagamentos instantâneos.