Polícia Federal extradita mafioso italiano condenado por tráfico internacional
Na última quinta-feira (21), a Polícia Federal brasileira realizou a extradição de Vicenzo Pasquino, um mafioso italiano condenado por promover o tráfico de cocaína entre Brasil, Espanha e Itália.
Pasquino, membro da organização criminosa Ndrangheta, havia entrado no país em janeiro de 2018 e estava sob custódia desde maio de 2021, aguardando o processo de extradição, que foi autorizado em 29 de fevereiro deste ano.
De acordo com a PF, ele foi capturado em João Pessoa/PB, utilizando documentos falsos, juntamente com outro italiano, que já havia sido entregue às autoridades europeias em 2022.
A extradição foi realizada a pedido dos promotores de Turim e Reggio Calabria, na Itália, e foi viabilizada graças à cooperação internacional entre os órgãos diplomáticos e judiciais brasileiros e italianos, que trabalharam em conjunto em todas as etapas do processo.
As negociações para a extradição foram conduzidas entre a Polícia Federal e as autoridades italianas, por meio dos respectivos Escritórios Centrais Nacionais da Interpol (ECN Brasília e ECN Roma).