Populares passam madrugada na fila para tentar cadastro no Auxílio Brasil em Lauro de Freitas
O sofrimento vivido por pais e mães de família que precisam passar a noite em filas continua em Lauro de Freitas e desta vez, o flagrante foi feito em frente à Central do Cadastro Único, na Avenida Santos Dumont, região do centro da cidade e em meio ao frio e chuva que caem na cidade.
Na madrugada desta quinta-feira (1º), os beneficiários disseram que passaram a noite na rua para conseguir uma das 130 fichas para atendimento, previsto para começar às 6h. O grupo buscou a unidade para fazer o cadastro obrigatório do Auxílio Brasil, benefício social do governo federal que paga R$ 600 a famílias de baixa renda.
As pessoas reclamaram que não conseguiram agendar o serviço pela internet, por isso, precisam se dirigir até o órgão. Para garantir o atendimento, muitos chegam com horas de antecedência. “Cheguei aqui às 3h e disseram que não iriam dar ficha para a gente porque o povo está aqui desde as 8h da manhã de ontem [quarta-feira]. Já vim outro dia e disseram que era para vir hoje, dia 1º. Eu só tinha R$ 10 de transporte e vim hoje porque mandaram e agora nem sei se vou ser atendida”, disse uma mulher identificada como Luzia, moradora do bairro de Itinga, que encontrou uma longa fila ao chegar.
Entre idosos e pessoas com dificuldade de locomoção que estavam no local, uma mulher identificada pelo prenome Vanessa estava com um bebê de oito meses. Ela reclamou que “não havia informações precisas de funcionários da prefeitura, nem organização de fila prioritária,” destacou.

A coordenadora do Cadastro Único de Lauro de Freitas, Cristiane Silva, disse que a demanda livre de cadastramento do Auxilio Brasil começou nesta quinta-feira (1º). A gestora afirmou que o serviço vai se estender para os outros dias e não é necessária a aglomeração no local.
Fonte: G1 Bahia

